sexta-feira, 3 de julho de 2009

SECAGEM DE GRÃOS E SILOS

Muitas das vezes não paramos para pensar no quão grande e a produção de alimentos no mundo, de tudo que é produzido, como e cultivado, armazenado, distribuído, etc.

Hoje graças a tecnologia desenvolvida durante anos o homem consegue armazenar toneladas da sua produção e potencializar ao máximo o seu lucro. Uma das tecnologias utilizadas são os Silos.

Silo é uma benfeitoria agrícola destinada ao armazenamento de produtos agrícolas, geralmente depositados no seu interior sem estarem ensacados. (Soares et al., 2000, p. 5699).

A dimensão e as características técnicas de um silo dependem da finalidade a que se destina, propiciando principalmente:

  • A manutenção da qualidade do produto armazenado;
  • A facilidade de enchimento e esvaziamento do silo.

Os silos destinados ao armazenamento de grãos são conhecidos como silos graneleiros, e tem por objetivo, principalmente, manter os grãos secos de modo a evitar a sua deterioração. Já os silos destinados ao armazenamento de silagem têm como característica principal a manutenção de um ambiente anaeróbico.

Os silos graneleiros podem estar situados nas fazendas, nos portos, em empresas cerealistas, geralmente em locais de fácil acesso junto a cidades, rodovias, ferrovias ou hidrovias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário